Residência Sarandira

A Vila Sarandira

Sarandira é uma ilha de afeto à deriva na Zona da Mata mineira. Distrito de Juiz de Fora e rodeada pelas cidades de Pequeri e Matias Barbosa, o vilarejo chegou a abrigar mais de 5 mil moradores entre o final do século XIX e o início do século XX, auge da produção cafeeira da região. Hoje menos de 300 pessoas vivem em Sarandira. Uma sequência de políticas públicas, econômicas e outros fatores históricos-temporais aniquilaram a principal fonte de renda local – dissipando a população com o passar das décadas. 

A Residência

A Residência Sarandira nasceu a partir de um chamado nacional do nosso temporário Instituto Amado. Em Julho de 2017 convocamos vilarejos brasileiros com até 2mil habitantes a se inscreverem para receber a visita de um grupo de artistas muralistas, com inspiração no trabalho que já vínhamos realizando em Itatiaia. Atendendo ao convite da ONG Carabina Cultural, em Outubro daquele ano fizemos a nossa primeira visita para conhecer e somar forças na efervescente iniciativa local Sarandira Criativa. 

NOVEMBRO 2020 | JULHO 2021

Ciclo de Residências Sarandira

O Ciclo de Residências Sarandira teve início em 2020, com um chamado nacional para artistas e arquitetos que pudessem trabalhar sob a perspectiva de Mobiliários Públicos Lúdicos e Paisagismos Afetivos. Os arquitetos Clara Sefair e Rafael Monteiro, ambos de Juiz de Foram, foram selecionados com propostas convergentes na construção de uma nova pracinha no centrinho de Sarandira.

Em 2021 um novo chamado convocou artistas para trabalhos de Arte na Terra e Esculturas Públicas. Duas duplas de artistas foram então selecionadas, também com propostas convergentes para a fabricação de “Atrativos Artísticos” para serem instalados nas imediações de Sarandira. Matheus de Simone e Washington da Selva, de Juiz de Fora; e Ana Alves e Manu Neves, do Rio de Janeiro. Em paralelo, a artista e pesquisadora Andreia Costa desenvolveu uma série de oficinas com as artesãs da vila, com o objetivo de desenvolver o artesanato e o empreendendorismo comunitário.

OUTUBRO 2017

A Primeira Visita

Para atender ao convite da ONG local Carabina Cultural, selecionamos cinco artistas muralistas cujas pesquisas estão intimamente ligadas à natureza. Alexandre Rato, Baba Jung, Clara Valente, João Maciel e Thiago Alvim têm trabalhos convergentes no entendimento da arte como instrumento de diálogo e de transformação. Para somar forças ao grupo, convidamos também a arquiteta Tarsila Goulart.

Durante duas semanas estivemos mergulhados em Sarandira para ouvir, aprender e entender caminhos e possibilidades de atuação. Feitas seguidas rodadas de conversas com moradores, os artistas deram início à uma série de pinturas em casas, escola e pequenos estabelecimentos comerciais da comunidade. Os resultados desta primeira visita podem ser vistos nestes lindos registros do fotógrafo e videomaker Fernando Biagioni.