Residência Itatiaia

A Vila Itatiaia

Itatiaia é um destes paraísos incrustados entre as montanhas de Minas Gerais. Distrito de Ouro Branco, e no meio do caminho entre esta cidade e Ouro Preto, da vila é possível ver as luzes de Lavras Novas, Chapada e Santa Rita, vizinhanças alardeadas pela busca do Ouro, do Topázio e de todo um preciosismo barroco que invadiu a região nos idos do século 18. Habitada por cerca de 300 pessoas, 70 casas e a terceira igreja mais antiga do estado, Itatiaia, depois de 300 anos de sua fundação, é feito ainda uma linda e sedutora pérola. 

A Residência Artística

À convite da Associação dos Moradores de Itatiaia, em 2014 a Galeria quartoamado deu início à uma série de Residências Artísticas no vilarejo. Com curadoria de Bernardo Biagioni e sempre em duplas de artistas, o projeto nasceu com a intenção de dialogar, pesquisar e enaltecer a paisagem, a história e as demandas da comunidade, refletidas em oficinas e pinturas murais na fachada das casas dos moradores. De 2014 para cá foram mais de trinta painéis realizados, tornando Itatiaia uma referência nacional de galeria de arte a céu aberto.

JULHO 2018

Residência de Restauro

Em Julho de 2018 retornamos para Itatiaia com os seis primeiros artistas a participarem da Residência – Clara Valente, Thiago Alvim, Baba Jung, Luís Matuto, Alexandre Rato e Comum – com o objetivo de restaurar, renovar e reimaginar as obras e paredes que haviam sido pintadas em 2014. Para celebrar este grande reencontro entre os artistas e a vila, o videomaker Fernando Biagioni preparou um filme ainda mais especial, captando a essência tanto de Itatiaia, quanto da Residência.
FEVEREIRO 2018

Caratoes e Mateus Bailon

A quinta etapa da Residência Itatiaia aconteceu a partir de um encontro inesperado. Em visita ao Brasil, a artista belga Caratoes, acompanhada pelo artista catarinense Mateus Bailon, dedicaram parte do tempo para conhecerem Belo Horizonte e as empenas do projeto CURA. Assim que nos conhecemos pintou o convite: visitar, mergulhar e ampliar o acervo de pinturas de Itatiaia. Durante quatro dias os artistas tiveram a oportunidade de conhecer o vilarejo, seus moradores e construirem relações de afeto muito intensas. Cara Toes, mesmo sem falar português, fez amizades locais e as presenteou com uma pintura-retrato, como memória. Mateus trouxe um dos seus animais imaginários, explorando cores e formas que dialogam a paisagem da vila.
JANEIRO 2017

Rimon Guimarães e Zéh Palito

Conhecemos os artistas Rimon Guimarães e Zéh Palito em outubro de 2016 no Rio de Janeiro. Os “Cosmic Boys” estavam pintando a fachada do Art Rua, maior feira de arte urbana do Brasil, e a primeira palavra que eles nos falaram foi: Itatiaia! Zéh e Rimon assinaram seis pinturas na vila. A primeira em colaboração com Thiago Alvim. A terceira com Baba Jung. A última com a artista Jade Marangolo, que veio para ficar um final de semana – mas não conseguiu ir embora. As pinturas, todas muito coloridas, estabeleceram conexões inimagináveis com a comunidade.

OUTUBRO 2014

Alexandre Rato e Comum

A terceira etapa da Residência Itatiaia foi marcada por oficinas de arte e murais em colaboração. Artistas e educadores, Alexandre Rato e Comum assinaram uma série de pinturas juntos na vila, além de convidarem as crianças para o primeiro painel colaborativo da Residência. Aprendendo técnicas de pintura, uso de spray e stencil, os jovens de Itatiaia puderem imprimir no muro alguns de seus símbolos e desenhos prediletos.

JULHO 2014

Baba Jung e Luís Matuto

A segunda etapa da Residência Itatiaia tomou formas no frio inverno de 2014 com a presença dos artistas Baba Jung e Luís Matuto. Seguindo a premissa da Residência de causar o mínimo de intervenção na paisagem rural local, os artistas se dividiram na realização de pinturas e esculturas de passarinhos pedidos pelos moradores, além de composições abstratas em delicado diálogo com jardins e quintais. Todas as peças elaboradas por Baba Jung foram feitas a partir de materiais de demolição recolhidos e ressignificados no próprio vilarejo.

MAIO 2014

Clara Valente e Thiago Alvim

Partindo do princípio de causar o mínimo de impacto na paisagem rural de Itatiaia, os dois artistas convidados para estrear a Residência em Julho de 2014 foram escolhidos especialmente pelas suas pesquisas pictóricas com elementos da natureza. Clara Valente tem um trabalho intimamente relacionado ao estudo de cores e formas orgânicas e naturais. Thiago Alvim, natural de Ouro Preto, traz da cidade histórica a sua intimidade e apreço por suportes envelhecidos, além de partilhar da pesquisa dentro de elementos orgânicos e naturais.