QUARTOAMADO
Residência Cidade Jardim

Residência Cidade Jardim

Residência Cidade Jardim

Clara Valente | Lucas Kroeff | Luís Matuto | Mosh
Convite GRES Cidade Jardim | SleepWalkers Entretenimento
Vídeo Fernando Biagioni
Julho, 2013

Durante o mês de Julho de 2013, a galeria quartoamado com os artistas Clara Valente, Emanuel Mosh, Lucas Kröeff e Luis Matuto trocaram os seus endereços cotidianos para viver e conhecer a história da Escola de Samba do Cidade Jardim. Depois de dedicados diálogos e pesquisas, começamos a desenvolver uma nova identidade visual para a Quadra, que já vinha passando por algumas reformas estruturais.
Patrimônio tardio de Belo Horizonte, a Escola de Samba do Cidade Jardim, sediada no Conjunto de Santa Maria, foi fundada no início dos anos 1960 e, a partir de 1962, emplacou 11 títulos seguidos no carnaval de rua da cidade. Sua história se confunde com o Samba da capital mineira e, no final dos anos 1980, a Cidade Jardim construiu sua tão esperada Quadra para encontros e ensaios.
Jairo Pereira da Costa, o primeiro presidente, dedicou sua vida à escola, ao samba e a este espaço. Seu semblante sereno e sorridente, marcado em registros da época, se mantém vivo no rosto de seu filho Alexandre Silva Costa, o Lee, que assumiu a presidência da escola e o cuidado cotidiano com a quadra. Desde meados dos anos 2000 que Lee e toda sua família moram ha poucos metros do galpão, sonhando e acreditando em um cenário cultural mais rico e permissivo.
Já são algumas décadas de lutas, crescimento e tropeços – alcançando um certo ápice em 2008, quando uma nota controversa da Prefeitura de Belo Horizonte promulgou uma desapropriação da Escola. O ano marcou também a força de Lee por manter o espaço vivo, contínuo e a favor do samba. O filho de Jairo conseguiu reaver a ação da Prefeitura e devolveu à cidade um centro-cultural em completa ebulição.
E este tem sido o cenário desde então. De 2008 para cá, a Quadra da Escola de Samba do Cidade Jardim foi palco de um série de shows, discotecagens, festivais de teatro, oficinas e celebrações. Também reativou o contato com a comunidade de Santa Maria, abrindo espaço para festas, aniversários, encontros, aulas de capoeira e cultos evangélicos. Uma diversidade de alcances que exerce papel fundamental no enriquecimento do espaço.
No começo de 2013, a produtora SleepWalkers em parceria com a Escola de Samba do Cidade Jardim estreou uma nova programação aos sábados do galpão, o evento Samba da Quadra. Com o crescimento da festa, surgiu também a necessidade de revitalizar a construção que se manteve quase sempre fiel à de 1988. Nesse processo, a galeria quartoamado foi convidada a vivenciar o cotidiano de Lee e Tiene, os atuais presidente e vice-presidente, e pensar uma nova identidade visual para a quadra. 
Durante os meses de julho e agosto, a Cidade Jardim se tornou nossa Residência. Foram cerca de quatro semanas de trabalho intermitente – e o processo foi todo registrado neste mini-documentário do ateliê iLoveBubble. O resultado pode ser conferido lá, in loco, em qualquer uma dessas noites estreladas da Quadra – com sua vista a iluminar a cidade, o Samba e os lindos jardins de Belo Horizonte.
GALERIA QUARTOAMADO
RUA ANTÔNIO DE ALBUQUERQUE 384
SAVASSI • BELO HORIZONTE • BRASIL
.
 

 

Scroll To Top