LP Rosa Neon

R$90.00

Rosa Neon lança seu primeiro álbum completo em vinil e nos aplicativos streaming.

Grupo mineiro une dez faixas com seu pop livre, inteligente e cativante. Disco tem participação de Djonga

Ao dar play no primeiro álbum do Rosa Neon os sentimentos devem ser múltiplos, mas a sensação de liberdade é a mais pulsante. As letras algumas vezes são abstratas, outras mais diretas. Os arranjos são bem pensados, o ritmo quase sempre frenético e as canções tem jeitão de hit. Há coros, abertura de vozes, tons complementares, timbres e beats modernos. Não dá mesmo para ouvir parado. Tudo com o DNA e a riqueza da sempre importante cena musical de Minas Gerais.

Além do som, a estética também cativa. São extravagantes, solares. Soltaram oito singles com clipes desde novembro do ano passado tendo o visual como importante componente. Todos dirigidos por Vito Soares e Belle de Melo, integrantes do núcleo base do grupo. Agora a Rosa Neon une duas novas faixas ao projeto e lançam seu primeiro disco completo. Uma delas, “Cê não tem dó de mim” com clipe de imagens feitas em Lisboa na primeira Euro tour da Rosinha. O álbum também sairá em vinil.

Formada por Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Tofani, Mariana Cavanellas e Marina Sena, a Rosa Neon é o retrato mais pop e contemporâneo da música de Minas e o álbum chega com a participação e bençãos do conterrâneo e padrinho (talvez inusitado) Djonga.

” As personalidades destoam harmonicamente no Rosa. Isso é muito interessante e talvez o motivo por eu gostar tanto. Pessoalmente, me sinto muito parte desse processo e sei lá…Eu gosto dessa merda rosa aí!”, define o rapper.

A capa do álbum com foto de Sarah Leal (outra integrante do núcleo de base),

remete ao disco dos Doces Bárbaros de 1976. Certamente pela diversidade, potência e arte do encontro presentes também na Rosa Neon. “Assim como o imaginário hippie como matéria prima, porém já devidamente atualizada. O protagonismo compartilhado, a doçura bárbara e a sedução cósmica, dentre outras hashtags” acrescenta Luiz Gabriel Lopes.

Talvez por isso essa coletânea se apresente tão diversa e eclética; e o que tradicionalmente é reconhecido como “música mineira” se encontre aqui diluído, transformado e reinventado em diversas maneiras.

Da resistência da cultura soul e hip-hop belorizontina representados por Black Sonora, Renegado, Gurila Mangani, Familia de Rua, Julgamento e Zimun, a excelência instrumental de Constantina, Dibigode, Iconili e Thiago Delegado; passando pelo indie(o)-pop do Transmissor, DLTH e Câmera, ou pelo ska-punk de Fusile e Pequena Morte; chegando ao roque setenteiro de Thiakov e RAM.

Já a faixa bônus “Paz pros Camelôs” de MC Buru (que reúne um verdadeiro bonde de MCs), aponta para todo um univeso que vai muito além dos limites dessa “cena” e que expande ainda mais o conceito do que seria essa “mineiridade” sonora; e que infelizmente não está contemplado nessa coletânea devido ao limite de espaço físico que um disco de vinil proporciona.

Belo Horizonte é uma cidade muito jovem. Talvez por isso cultive esse gosto por se renovar de tempos em tempos. Em vezes em rupturas radicais, em vezes remexendo seu passado e, ludicamente, atualizando sua própria história. E talvez esses sejam gestos que marcam vários desses grupos, mas que podem ser mais claramente identificados nas collages de bandas como Graveola e o Lixo Polifônico, junto dos amigos de estrada e canção, Gustavito e Juliana Perdigão, essa última responsável por talvez um dos refrões mais sintéticos dessa geração, que, na canção de Renato Negrão, canta:

“Que bom, que bom, que bom ser contemporâneo seu!”

Forte agradecimento as bandas e artistas que gentilmente cederam suas obras e toparam participar desse apanhado em vinil; e a todos que contribuiram para que esse Long Play tomasse formato. Este é um projeto antigo e de grande importância para a Vinyl Land Records em seu esforço de registrar a nova música brasileira em acetato e nos enche de orgulho e prazer de poder fazer parte deste contexto belorizontino atual.

Fora de estoque

REF: 61 Categorias: , , ,

Informação adicional

Peso 0.5 kg
Dimensões 0.4 × 31.5 × 31.5 cm