RESIDÊNCIA ITATIAIA

Itatiaia é um destes paraísos perdidos entre as montanhas de Minas Gerais. Comunidade de Ouro Branco, e no meio do caminho entre a cidade e Ouro Preto, daqui é possível ver as luzes de Lavras Novas e o ritmo de Santa Rita, vizinhanças alardeadas pela busca do Ouro, das Pedras, e de todo um preciosismo barroco que invadiu a região nos idos do século 18. Habitada por cerca de 300 pessoas, 70 casas, e a terceira igreja mais antiga do estado, Itatiaia, depois de 300 anos de sua fundação, ainda é uma pérola em processo.

À convite da Associação dos Moradores de Itatiaia, a galeria quartoamado integra a partir deste mês este processo da vila. Pensando e refletindo a história, as cores e os materiais da região. Entendendo e preservando o estado dos muros e das casas. Pintando, sem intervir, e iluminando o lastro do brilho da saudade dos rebocos e dos tijolos que revelam uma pedra bruta a ser lapidada.

Clara Valente e Thiago Alvim inauguram uma série de etapas de uma residência que não vai ter fim. Quando mergulharemos ainda mais fundo nos campos, nos vales e nos rios das montanhas para encontrar fôlego e inspiração para as ilustrações que terão sequências bimestrais. Sempre em duplas de artistas, para que se favoreça a troca, a Residência Itatiaia busca o compartilhamento de caminhos e possibilidades com a população local. E o prazer puro e simples de se fazer arte.

CLARA VALENTE

3. Clara Valente Casa 05 Pronta

10. Clara Valente Casa 03 Pronta

14. Clara Valente Casa 02 Pronta

THIAGO ALVIM

5. Thiago Alvim Casa 04 Pronta

Thiago Alvim

COMUNIDADE

Itatiaia03

Itatiaia