ART RUA 2014

Impossível falar de arte urbana no Brasil hoje sem passar pelo festival Art Rua. Em sua quarta edição, o evento tem se dedicado a apresentar uma série de artistas e projetos que usam a rua como suporte para a criação e o pensamento artístico. Criado para ser uma alternativa a feira Art Rio, que expõe e comercializa grandes medalhões da arte moderna e contemporânea, o Art Rua oferece uma visão mais fresca do que se experimenta nos grandes centros urbanos brasileiros.

 

Particularmente distinto das edições anteriores, neste ano o Art Rua, além de ter ficado ainda maior, apresentou pela primeira vez um espaço voltado para galerias de arte. Enquanto no primeiro andar Seth, London Police, Bicicleta Sem Freio, Toz, Rodrigo Branco, Ramon Martins e Ana Marietta desenvolviam imensas pinturas ao vivo, no segundo, galerias brasileiras apresentavam seus artistas em telas, fotografias, esculturas, gravuras e outros suportes.

 

quartoamado, entre as galerias participantes, apresentou a Residência Itatiaia, projeto que vem colorindo o vilarejo de Ouro Branco, Minas Gerais, através de pinturas e esculturas em fachadas cedidas pelos moradores. Nos quatro dias de evento foram expostas obras dos artistas Baba Jung, Clara Valente, Luís Matuto e Thiago Alvim, além de documentários do fotógrafo Fernando Biagioni, e uma palestra com Bernardo Biagioni, idealizador da galeria.